Atuar na educação é algo que sempre me deu muito prazer, estou sempre lendo sobre educação: novos métodos, novos caminhos, prática pedagógica, formação continuada e avaliação, etc.Paro para refletir sobre algo que me parece ser o foco de todas as crises que vivem na nossa sociedade, que nos leva a refletir sobre a educação.Se nos dermos conta de que a educação é parte de um sistema abalado nas suas raízes e que desmorona em seus alicerces, poderemos identificar a causa de tanta violência diária, violência simbólica, violência no trânsito, violência familiar, entre outras.
Mas eu questiono:
Onde está a razão? O sentido? A origem? Existe, a meu ver, uma única explicação: a crise que existe, não é de um governo:É CRISE DE VALORES. No mundo de hoje, já nãe se sabe o que vale mais ou menos. Este ano a CNBB traz como tema da Campanha da Fraternidade 2009 A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA, a reflexão sobre como estamos vivendo no mundo de tantas incertezas e violências e sobre como a escola pode e deve se unir a todos que fazem parte dela, para que juntos possam fazer movimentos, campanhas e criar projetos de conscientização para uma sociedade mais justa.
O mundo quer e precisa de Paz. Alcançá-la e mantê-la é uma questão de sabedoria, que envolve sentimentos, atitudes, compreensões, possibilidades de exercício pleno da cidadania, a que todos temos direito.
Procuramos e procuro enquanto educadora, elaborar nosso PPP (Projeto Político Pedagógico) acerca de artigos, argumentações e critérios e acima de tudo realidades valiosas que podem auxiliar nossos professores (vocês) a planejar o jogo da aprendizagem, fazê-lo pensar e mais ainda, levar nossos alunos à pensarem e construir, a sala de aula é um lugar onde podemos, mas precisamo saber como APRENDER e ENSINAR TUDO, refletir no avaliar e mais ainda como avaliar, porque nesse momento não avaliamos apenas os alunos, avaliamos nós mesmos e toda uma estrutura educacional, todo um projeto, a interdisciplinaridade não apenas de disciplina / matérias/ conteúdos mas em toda uma formção de pequenos grandes cidadães acerca de valores, ética, cultura e cidadania.
Enquanto educadora e cidadã, peço à Deus que nos permita, nesta ano de 2009 e todos os sucessores, vivermos a PAZ em nossos corações e com a esperança sempre renovada de que, finalmente alcançaremos os objetivos de equidade e justiça social tão almejado por aqueles que realmente compõem um quadro educacional.
Renata de Almeida Varandas
(Diretora Pedagógica do João Machado Colégio e Curso)
Nenhum comentário:
Postar um comentário