terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A árvore da vida

Aprendi a amar algumas pessoas comparando-as a árvores, quem verdadeiramente ama, precisa ter a sabedoria de enxergar assim, tudo começa numa semente que germina e cria uma raiz, essa se envolve no solo mediante um adubo que se fará por toda vida necessário a cada crescimento, longe do adubo e do solo fértil, algo deforma, já parou pra pensar que uma árvore trasnportada se não bem cuidada geralmente morre?

Pois é, quando uma árvore é trasnportada o cuidado deve ser redobrado, ela cresceu respirando um ar e fazendo a fotossíntese do mesmo, como continuar trasnformando CO2 em O2 com a mesma qualidade se o ar no qual trabalhava não é o mesmo? Respondo, talvez regando-a e adubando-a com o que ela mais precisa diariamente. Entendendo e compreendendo que ela só sobreviverá se a sua raiz estiver viva e sendo cultivada.

Assim somos nós, todos temos raízes, solos e ar próprio, cultura e valores nos quais crescemos e fomos cultivados, longe deles vamos morrendo aos poucos e sem nem preceber vamos sendo roubados de nós mesmos. Por isso tantos relacionamentos desastrosos, o paralelo de crenças , culturas e comportamentos nunca se encontram, e o fato é, cada árvore é única e tem raiz própria que precisará ser cultivada pelo resto da vida, senão morre. Já ouviu falar em troca de raiz????



A raiz é quem nos sustenta no solo, de forma tão firme que até quebra calçadas, nossa raiz é nossa parta mais forte. E aprendamos em Jesus Cristo a alegria de ser livre na liberdade de ser o que é, aceitemos que ninguém nunca mudará ninguém, a essência de cada um já existe e nunca será mudada. Temos apenas afeto, carinho ou amor pelas pessoas e amar de verdade é enxergar o outro como árvore e querer vê-lo dando os melhores frutos. É entender que por mais que precisemos todos do mesmo sol, para crescermos juntos precisamos estar no mesmo solo, só que por vezes o solo que faz bem e aduba uma árvore é o mesmo que faz mal e pode até matar a outra. Estejamos sempre firmes, escolhendo de fato os solos que possam de fato cada vez mais fortalecer nossas raízes, nos mantendo de pé sempre.

Creio muito que Deus escreve certo por linhas tortas, creio muito que ELE nos mostra o que de fato quer para nós, creio muito que ELE alfineta e creio mais ainda que quando acreditamos que é o fim, ELE nos busca ou nos deixa onde quer que estejamos e nos mostra que o fim pode ser muitas vezes apenas o começo.


RV



"Não prometo dar-lhe um jardim de flores, mas prometo a força pra poder plantá-lo, lhe asseguro no cultivo estar bem junto se preciso, lhe consolar. Cantaremos a semente germinada, podaremos o que não puder crescer, cada poda há de ter um ensinamento, eu vou lhe ajudar a compreender..." Padre Fábio de Melo





por anos cantei esta música em oração, por anos a cantarei cada vez mais, por árvores que adubei, pelas árvores que adubarei e pelos frutos de fé que colho. Por anos escrevi e por anos escreverei, mas sempre pedindo à Deus que soprasse em meus ouvidos antecedendo o meu digitar.

Nenhum comentário: