quinta-feira, 9 de julho de 2009

Gabrielle Bonheur


Uma das mulheres de minha admiração, Gabrielle foi a criadora da moda francesa, empresária, conhecida como Coco Chanel foi uma inovadora no campo da moda. Lançou perfumes e uma infinidade de adereços de toilette. Criou o vestido camiseiro em 1920. A vida de Coco Chanel é o triunfo da sagacidade aliada a uma rara capacidade de improvisação e criatividade. Filha ilegítima foi, aos doze anos, abandonada pelo pai, com mais quatro irmãos. Começou por fazer chapéus. Foi amiga dos maiores do seu tempo: Picasso, Stravinsky, Cocteau, Diaghilev.


Em 1910 estava já na Rue Cambon onde a Casa Chanel fez o seu nome. Em 1916, em plena guerra abriu 1º Salão de Moda de Paris. Em 1924 a Casa Chanel que esteve encerrada entre 1939 e 1954 porque a modista esteve exilada na Suíça, por ter tido uma relação amorosa com um oficial nazista.


O seu regresso à moda foi penoso. Os franceses não tencionavam perdoar-lhe, porém Coco tinha demasiado gênio para ficar parada. Quando apresentou a colecção de 1958 as francesas ficaram rendidas. A revista Elle escrevia em destaque: "Dez milhões de mulheres votam Chanel". Depois foi a continuação do sucesso, num mundo da moda que contava então com homens de peso como Dior, Balenciaga e Givenchy. Chanel viveu como uma soberana no Hotel Ritz, em Paris e ali faleceu com 87 anos.

No poder das palavras também se destacou, foi moda e ensinamento, eternizados e àpice de glamour até hoje, com os traços de Karl Lagerfeld, a marca é avaliada no valor de aproximadamente seis bilhões de doláres , tem presença global em cem países, é eterno objeto de desejo das mulheres de bom gosto, capazes de ver na Coco Chanel mais que moda, enxergavam inteligência, beleza, elegância e sábias palavras.Abaixo segue alguma das frases de Gabrielle...
"Para ser insubistituível, você precisa ser diferente."

"O luxo precisa ser confortável, senão não é luxo."

"Onde uma mulher deve usar perfume? Onde ela quiser ser beijada."

"O luxo não é o oposto da pobreza, mas da vulgaridade."
"O mais corajoso dos atos é ainda pensar com a própria cabeça."

Nenhum comentário: