domingo, 6 de setembro de 2009

Transições, a Independência, a Liberdade e Reflexões


Transições são essencialmente necessárias, seja para mudança ou para o reencontro com seu próprio eu. Muitas vezes elas chegam e não nos damos conta de como agarrá-las á favor próprio, camboleamos por todos os lados achando que logo ali encontraremos um caminho, transições são como furacões, precisamos ter o abrigo certo, não se deixar levar pelo vento que nos arrasta por todos os lugares, por inúmeras pessoas, por tantos lugares perigosos.

Numa transição precisamos mais que nunca saber fazer a eleição, nossa vida é nossa prefeitura, nosso governo, precisamos saber eleger quem cuidará de forma certa dos nossos interesses, perguntar-se: -Quero alguém que sei que estar por mim ou alguém que possivelmente me usurpará até de mim? Ou alguém que não me acrescenta em nada? Pessoas deixam marcas, umas deixam alegrias e ensinamentos, outras deixam traumas, precisamos saber elegê-las, precisamos saber perguntar o que de favorável o outro me trará, precisamos saber quem somos, somos solo Sagrado e que antes que qualquer um pise, é necessário tirar as sandálias dos pés, não podemos permitir contaminações em nosso solo, precisamos permitir fertilizações frutíferas.

Amanhã será o nosso 7 de setembro, nosso dia da independência, mas quero exaltar aqui o antes, antes da “Idependencia ou Morte”, existiu o “Fico”, o povo pedindo que Dom Pedro não fosse para Portugal, o povo pedindo alguém que pudesse contar, o povo pedindo pelo que já conheciam, o povo na consciência de saber que antes de alguém entrar em nossa vida precisamos ter a consciencia do que esta pessoa esta trazendo, o povo sabia quem era Dom Pedro, o povo sabia que ele acrescentaria. O dia do Fico, “Diga ao povo que fico”, processos históricos nos mostrando a realidade de vidas comuns como a nossa, processos históricos entrelaçados diante do que realmente precisamos...Precisamos de gente que se ergue, que se posiciona, gente que opta pela vida, gente que opta por nós, gente que nos defenda, gente que não permita que sejamos eternas colônias, passadas de donos em dono, gente como Dom Pedro.

A quem você entrega a prefeitura do seu coração? A quem você permitirá o governo de sua vida? Perguntas assim nos clareiam a importância da seletividade, infelizmente vivemos cada vez mais a era do mais, da quantidade, esquecendo a importância da qualidade, qualidade de uma vida depende muito de companhias, são elas que nos trazem coisas boas ou coisas ruins. Nessa reflexão eu me pego, eu me pergunto, a quem eu realmente entregarei a prefeitura do meu coração? Hoje respondo, a alguém que me lembre o tempo todo quem eu sou, de onde venho e pra onde devo ir, alguém no meu patamar, não de finanças e sim de valores e conhecimentos. Não de momentos e sim de crescimento. E caso não exista alguém assim, eu opto por mim mesma.

Nossa opção por Deus depende das pequena coisas, as vezes pedimos ajuda, e não temos retorno, isto porque não enxergamos que Ele sempre nos manda alguém que diz: “-Diga ao povo que fico.” , alguém que trará a nossa independência, alguém que nos ensine que não devemos nos “prostituir”, nos “vender”, nos “entregar”, o alguém enviado de DEUS para ajudar.

Precisamos de pessoas que nos mostram, que nos falam, que nos entendam, que nos escutem, precisamos de pais que digam: “- Isso pode, isso não pode. Esse brinquedo não é seu, devolva! A palavra de Deus bem compreendida e bem interpretada é guia certo de escolhas para qualquer vida, a carta ao Gálatas é a tradução mais certa do ensinamento de Jesus:

“ 6 Admiro-me de que tão depressa, abandonando aquele que vos chamou na graça de Cristo,
tenhais passado a outro evangelho. 7 Não que haja outro, mas acontece que algumas pessoas
vos estão perturbando e querem corromper o evangelho de Cristo. 8 Pois bem, mesmo que nós
ou um anjo vindo do céu vos pregasse um evangelho diferente daquele que vos pregamos,
seja excluído! 9 Como já dissemos e agora repito: se alguém vos pregar um evangelho
diferente daquele que recebestes, seja excluído. 10 Tenho eu buscado a aprovação dos homens
ou a de Deus? Acaso procuro agradar aos homens? Se ainda quisesse agradar aos homens, não
seria servo de Cristo.” (Gálatas , vers. 6 – 10)

Deus sempre põe diante de nós a vida e a morte, e nos ama tanto, que somos livres para fazer a escolha. Repito, precisamos escolher a vida em Deus nas pequenas coisas, a religião de verdade nos ensina isso, quantas vezes ensinam religião somente pela regra, quando na verdade religião é liberdade, Deus nos da liberdade de escolhas, ele da a vida e da morte, nós é que escolhemos.

Regra pela regra é burrice, atitude humana, cúmplice e solidária é que é inteligente, qual a escolha feita na hora que podemos ajudar, na hora que temos o poder nas mãos, em exemplo cito o discurso que nosso presidente Lula (não faço movimento político, mas aqui entra uma visão que concordo) vem fazendo desde a descoberta do pré-sal e a importância de como agirmos, não agirmos como novos ricos, o nosso bem viver depende das escolhas que vamos fazendo, o que escolhemos para nossa vida será caminho de bençao ou caminho de maldição.Escolher as companhias é como uma eleição, se pergunte sempre, que bem fará esta escolha para mim? Muitas vezes alguns estão na igreja, mas a igreja não está dentro dele, muitas vezes você enxerga o bem, mas o bem não está dentro do alguém.

Sigamos para o amor, amor para durar tem que viver tempo de campanha sempre, não descansar quando vencida a eleição, a pergunta deve ser: -Qual a próxima campanha que vamos viver juntos? Ser feliz no amor é sempre ter uma causa nova e juntos caminhar.

Aprendamos a eleger.

Pessoas erradas, representam caminhos errados, saibamos eleger no amor, na vida, na política uma pessoa para estar do nosso lado e à favor de nós, porque esta pessoa terá influencia sobre mim, o que fala, como age, seus vícios, construção ou destruição, tristeza ou alegria, carinho ou agressividade, incentivo ou decepção, realidade ou depressão, pessoas são assim e temos de deixar entrar em nossa vida, só precisamos saber as que constroem ou nos destroem.

Antes de alguém entrar em nossa vida, precisamos ter a consciência do que esta pessoa esta trazendo, o que ela me acrescenta, do que ela é portadora. Ninguém é perfeito, mas balanças foram feitas para medir pesos, saibamos ver o que pesa mais para nossas vidas.

Para comemoração de Independência brasileira, eu trago no passado a importância do FICO de Dom Pedro, eu trago no presente mensagem de Deus e até do presidente, e almejo para o futuro: AS ESCOLHAS CERTAS.

RV

Nenhum comentário: