sexta-feira, 4 de setembro de 2009

ONG


Segundo a Wikipédia, as Organizações não governamentais (ou também chamadas de organizações não governamentais sem fins lucrativos), também conhecidas pelo acrônimo ONG, são associações do terceiro sector, da sociedade civil, que se declaram com finalidades públicas e sem fins lucrativos, que desenvolvem ações em diferentes áreas e que, geralmente, mobilizam a opinião pública e o apoio da população para modificar determinados aspectos da sociedade.
Estas organizações podem ainda complementar o trabalho do Estado, realizando ações onde ele não consegue chegar, podendo receber financiamentos e doações do mesmo, e também de entidades privadas, para tal fim.
Atualmente, estudiosos têm defendido o uso da terminologia organizações da sociedade civil para designar as mesmas instituições.
É importante ressaltar que ONG não tem valor jurídico. No Brasil, três figuras jurídicas correspondentes no novo Código Civil compõem o Terceiro Setor: associações, fundações e organizações religiosas (que foram recentemente consideradas como uma terceira categoria).

No Brasil, as organizações que constituem o Terceiro Setor (Associações ou Fundações), podem ser qualificadas como OSCIPs (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público). Com esta qualificação, podem remunerar a seus diretores sem perder algumas imunidades tributárias, além de poder realizar Termos de Parceria com órgãos governamentais. Constituem importante alternativa para que a iniciativa privada intervenha de maneira organizada na sociedade, promovendo ações sociais, culturais ou assistenciais, o Estado brasileiro, de maneira compensatória, oferece-lhes benefícios fiscais.
“uma ONG se define por sua vocação política, por sua positividade política: uma entidade sem fins de lucro cujo objetivo fundamental é desenvolver uma sociedade democrática, isto é, uma sociedade fundada nos valores da democracia – liberdade, igualdade, diversidade, participação e solidariedade. (...) As ONGs são comitês da cidadania e surgiram para ajudar a construir a sociedade democrática com que todos sonham”.


Me estabelecendo, vejo no meu amanhã um envolvimento sério, comprometedor e eficaz, tenho o grande desejo de ter/participar de uma ONG, ajudar sempre me fez bem, dedicação é algo que grita em minha alma, seja pelo o que for, quando amo cuido, quando quero me dedico, e quero por demais ver um mundo melhor, participar desta contrução e mostrar/ ensinar primeiramente à minha filha o real sentido da humanidade. Poder deixar de presente um futuro decente, me enche os olhos... Abro nesta postagem meu relato de um desejo íntimo e antes secreto, envolvida na educação há 15 anos, sempre desejei proporcinar aos desfavorecidos, em horário onde a estrutura física de nosso Colégio estaria liberada como "loco", a base necessária para formação de cidadão, repassar valores e conceitos dentro de uma prática nobre, seletiva e autodidata é uma idéia que me envolve há anos, enquanto não acontecia, tentei ajudar de outra forma e em outro setor de necessidade humanística: a inclusão, sempre lutei pela inclusão como pude e dentro dos nossos limites, pois entendo que se não dotarmos da ajuda necessária muitas vezes atrapalhamos, para ajudar da forma certa é mister conduta certa... venho aprendendo que verbalizar nossos desejos só faz bem, desejar, falar, crer resulta em acontecer, por isto hoje verbalizo aqui mais um querer, o meu mais nobre querer, espero sinceramente poder fazer acontecer. Ter participação, mesmo que mínima, mas de alguma forma contibuir com o mundo, queria deixá-lo repleto de coisas que vivi, que os valores passados à mim, eu e outros profissionais consigamos repassar à meus filhos e a muitos e estes muitos à outros muitos..., e de alguma forma ajudar, tentar ajudar com o que sei: ENSINAR me encanta, trazer à minha vida um elo eterno do que hoje abandonei como profissão: a Educação em arte e ciência, Deus me trilhou novos caminhos e não vou disperdiçá-los, a oportunidade de realizar sonhos e transformar nada em algo me toma por completo, amo decorar mas meu elo com esta arte de ensinar, contornar, passar e repassar conceitos e valores é algo que jamais morrerá.


Eis um projeto, eis minha nobre idéia, eis minha nobre causa, com um lado que me favorece, ligar meu passado com meu futuro, através de meu presente, busco hoje condições, uma estrutura, mas se me permitir meu Deus, a minha gratidão caminha sempre no meu coração, e quero num futuro agradecer dando à outros a oportunidade de um decente viver, tendo uma opção de se fazer através do conhecer, pois o CONHECIMENTO sempre foi e sempre será a arma mais poderosa do mundo, por isso este conhecimento deve estar insercido em valores e princípios humanos, éticos, morais e solidários e fundamentalmente cristãos, conhecimento às avessas é sinônimo deste mundo de cabeça para baixo que muitas vezes não compreendemos, filho mata pai, pai maltrata filha, diversão de playboy é humilhar, e do pobre em necessidade é traficar, será que o mundo tem de ser mesmo assim?O mundo que eu vivo não é, não porque fui privada de "realidade" mas sim porque tive a oportunidade de ser criada acerca dos conhecimentos somado a valores,e este é o algo que faz e sempre fará toda a diferença, eis a real realidade, ter alguém por nós, alguém que nos mostre e nos ensine o que realemente é ouro, o que realmente tem peso, o que realmente tem valor: OS PRINCIPIOS DE DEUS.

RV

Nenhum comentário: